Ajuda - Dicas e truques
Aqui você encontra algumas dicas e truques do FastHTML. Alguns recursos adicionais que podem ser úteis para você!Menu de contexto do editor
Você pode clicar a qualquer momento com o botão direito sobre um texto sendo editado. Isto irá abrir o menu de contexto que tem algumas ações rápidas. Além do padrão de copiar, colar e recortar, você pode colocar o texto todo em maiúsculo, minúsculo, converter ou reverter caracteres HTML ou remover acentuação. Estes itens são focados para quando você pré-seleciona parte do texto antes. Caso aplique sem marcar um texto antes, será feito no documento todo (com um aviso de segurança antes).Abrindo em formato UTF-8 ou Latin1
Se você tem problemas com acentuações em arquivos, há grande possibilidade que o arquivo esteja gravado em formato UTF-8 ou ANSI. O padrão é o UTF-8, que comporta praticamente todas as codificações existentes. Ao abrir um arquivo no FastHTML, se aparecer escrito "Latin1" no canto inferior direito significa que ele está em formato ANSI.Ocasionalmente você pode abrir um arquivo e os acentos aparecerem errados, com símbolos de interrogações ou com fundo preto. Neste caso o sistema de tentar auto-detectar o formato falhou. Você pode forçar abrir no formato inverso ao detectado mantendo a tecla Alt pressionada enquanto clica no ícone Abrir. Se o arquivo for detectado como UTF-8, ele oferecerá para abrir em ANSI, e vice-versa. Será exibida uma confirmação. Neste caso específico, não há como ser feito usando o Histórico.
Nota: as versões anteriores do FastHTML usavam formato ANSI nos arquivos. A partir da 6.4 o formato é o UTF-8, padrão da Internet atualmente.
Salvar em formato UTF-8 ou Latin1
Se você tem problemas com acentuações em arquivos, há grande possibilidade que o arquivo esteja gravado em formato UTF-8 ou ANSI. O padrão é o UTF-8, que comporta praticamente todas as codificações existentes. Ao abrir um arquivo no FastHTML, se aparecer escrito "Latin1" no canto inferior direito significa que ele está em formato ANSI.Você pode salvar o arquivo como UTF-8 mantendo a tecla Shift pressionada enquanto clica no ícone Salvar Como. Se o arquivo for UTF-8, ele oferecerá para gravar em ANSI, e vice-versa. Será exibido um alerta de segurança. É só sobrescrever o arquivo e pronto.
Nota: as versões anteriores do FastHTML usavam formato ANSI nos arquivos. A partir da 6.4 o formato é o UTF-8, padrão da Internet atualmente.
Tag rápida
Teclando Alt+Espaço você consegue inserir uma tag simples rápida, no formato <nome></nome>. Útil se você quer ajustar, por exemplo, um style inline, mas não lembra o atalho. E útil se você cria "tags falsas" que podem ser estilizadas com CSS. Por exemplo, você poderia criar um style:<style>grd { font-size:2em;color:red; }</style>e depois aplicar em um bloco de código:
<grd><b>Este é um texto grande e vermelho</b></grd>Outra forma de fazer o mesmo é usando F10, digitar a tag e teclar Control+Enter.
Imagens responsivas
Por padrão, o FastHTML, ao selecionar uma imagem na tag IMG, automaticamente preenche o width e height da imagem, ou via parâmetro ou via style. Se você configurou o programa para preencher via style, as vezes, para mobile, o tamanho fixo da imagem não ajuda, pois irá "estourar a tela". O truque é, ao invés de definir width e height fixos, você definir o tamanho máximo com max-width e deixar o parâmetro width com 100%, sem definir o height. Assim, quando a tela for grande (desktop) a imagem irá ser exibida com até seu tamanho máximo, e em telas menores usará 100% do espaço disponível, controlando o height automaticamente.Este truque pode ser feito segurando a tecla Shift ao clicar no botão Concluir. Ao invés do style ser preenchido como width:x;height:y, o FastHTML irá remover o parâmetro height e preencher como max-width:x;width:100%.
Abrindo vários arquivos (e até uma pasta inteira)
No FastHTML você pode abrir vários arquivos ao mesmo tempo. No Abrir (F4), segure a tecla Control (ou Shift para blocos) e selecione os arquivos. Mas há outra forma: crie um atalho do FastHTML em seu desktop (arraste o EXE do programa segurando Control+Shift) e, em seguida, arraste os arquivos para o ícone do programa. Ele será aberto com os arquivos compatíveis (somente HTML, PHP, JS e CSS).Mas e se o programa já estiver aberto (somente é possível executar uma instância por vez)? Neste caso faça o seguinte: reduza o tamanho da tela do FastHTML de forma que você veja tanto o FastHTML quanto a pasta do Explorer com os arquivos. Selecione os arquivos e arraste-os para a área das abas, ou seja, ao lados das abas abertas. Será aberta uma nova aba para cada arquivo novo (compatível e não previamente aberto).
E se você quiser abrir uma pasta inteira? Dá também, o procedimento é o mesmo, arraste a pasta inteira para o ícone do desktop ou para a lateral das abas. Note que, se o FastHTML detectar mais de 15 arquivos, ele mostrará um alerta de segurança. Em geral sugerimos não trabalhar com mais de 15 arquivos por vez, para facilitar a visualização das abas.
Movendo o FastHTML para outro PC
Se você instalar o FastHTML em outro PC, perderá as configurações existentes. Se você quiser manter tudo, é simples: no menu Ajuda, selecione Caminhos e abra tanto a pasta de configurações quanto a de arquivos. Nas configurações terá apenas um arquivo user.config, copie-o. Na de arquivos, só é necessário copiar Projetos e Templates. No novo computador, execute o FastHTML e faça o mesmo procedimento, apenas substituíndo o user.confg e as pastas. Feche e reabra o programa.Usando um URL especifíco para preview
Por padrão o FastHTML abre o próprio arquivo ao executar o Preview interno (F12) ou o Preview externo (Shift+F12), ou então a URL especificada no Projeto se existir um em uso. Mas se você quiser executar o preview em um URL específico, você pode especificar uma Meta Tag (dentro da tag head no cabeçalho) com rel="canonical" ou com um parâmetro criado para o FastHTML name="fasthtml-url". Ao detectar um destes, o FastHTML usará o caminho fornecido para previews. Exemplo:<link rel="canonical" href="https://meusite.local/caminho.html">
<link name="fasthtml-url" content="http://localhost/outrolugar/meuarq.html">
Usando PHP localmente no FastHTML
Por padrão o FastHTML vêm com o motor mínimo do PHP a fim de executar arquivos PHP. Basicamente na configuração padrão do PHP, sem módulos externos ou personalizações. Se você prefere ver arquivos PHP direto no preview do FastHTML, que são executados usando o recurso de built-in webserver do PHP, você pode abrir a pasta "PHP" dentro da pasta principal do FastHTML e instalar e configurar (php.ini) o PHP como desejar. Baixe o PHP non-thread safe compatível com seu sistema operacional (32/64 bits) e substitua o existente. Note que a porta que o FastHTML usa para previews é fixa: sempre em localhost, porta 57680.:: Menu principal