Logotipo

A história do FastHTML

Eu, Rogério Vitiello, comecei a desenvolver o FastHTML em 1996. Logo no comecinho da Internet, me interessei pelo potencial da linguagem HTML e queria criar meus próprios sites. Mas a maioria das pessoas editava o HTML em editores de texto simples, então tive a ideia de fazer um editor para facilitar a inserção dos comandos. Foi quando criei o FastHTML 1.0 em Setembro de 1996, usando o Microsoft Visual Basic 3, em 16-bits. Ele era muito simples e, pouco tempo depois, em Março de 1997, crei o FastHTML 2.0 com mais recursos, focado em Windows 3.1.


O programa tinha um registro simples e gratuito, basicamente para eu ver quanto o software estava crescendo. Em seguida lancei o FastHTML 2.2, em Junho de 1997, feito com o Visual Basic 4, a primeira em 32-bits focada em Windows 95.


A versão 3.0 foi lançada em Dezembro de 1997, desenvolvido em Visual Basic 5, encerrando o suporte ao Windows 3. Agora com uma interface melhor, suporte ao navegador Internet Explorer 4, a versão 3.0 começou a ser mais divulgada. Mas foi com a versão 3.1 que o FastHTML começou a crescer, no começo de 1998. Em Julho de 1999, já na versão 3.23, o FastHTML foi destaque na revista On The Net, lançada pela Editora Escala. A segunda edição da revista trouxe o FastHTML na capa e mais quatro páginas falando sobre o programa, além de vir com um CD com o instalador, junto com diversos outros softwares. Em Setembro do mesmo ano, o FastHTML também é citado pela revista Geek.



Em Janeiro de 1999 comecei a criar a versão 4.0. Na época, a velocidade do desenvolvimento caiu muito devido a excesso de serviço. Ela foi criada com o Visual Basic 6, mas não saiu da versão beta, pois, além da falta de tempo, alguns fatores técnicos complicaram a conclusão. Em Fevereiro de 1999, o FastHTML apareceu na listagem dos 50 softwares mais baixados no site SuperDownloads, muito conhecido na época. Em Junho de 1999 o site oficial do FastHTML foi lançado. Em Novembro de 1999, devido a grande divulgação, alcançou mais de 1000 registros.

O FastHTML também foi citado em Janeiro de 2000 pela revista PC Expert, na edição número 11, e novamente citado na On The Net edição 4. Uma nova versão do site do FastHTML foi lançada em Abril de 2000, enquanto eu permanecia desenvolvendo o FastHTML 4.0 lentamente. Outra versão do site foi lançada em Julho de 2003, para comemorar 10 mil registros realizados e mais de 70 mil downloads. Em Fevereiro de 2001 o FastHTML apareceu no Top 10 do SuperDownloads, dentre todas as categorias de softwares.


Em Abril de 2004 o FastHTML apareceu no Top 10 do site Plug Masters e chegou a mais de 12 mil registros. Em Agosto de 2004 resolvi interromper a versão 4.0 e iniciar a produção da 5.0 usando o Visual Basic 6. Um beta da 4.0 chegou a ser liberado para download, mas sem divulgação. A versão 5.0 também teve o desenvolvimento lento por excesso de serviço, e poucas pessoas usaram.


A versão 5.0 do FastHTML foi lançada oficialmente só em 2009, tendo versões beta lançadas até Abril de 2006, já focadas nos sistemas operacionais Windows XP e superiores. A versão 5.1, a última da fase inicial, lançada no mesmo ano, apenas com correções de bugs. Infelizmente, com o passar dos anos, muitos editores visuais foram lançados, além de softwares como Wordpress, que reduziram drasticamente o interesse da maioria pelo desenvolvimento de sites no formato tradicional, diretamente em código. O FastHTML ainda tinha vários usuários "raiz", mas perdeu divulgação naturalmente. A versão 5.1 já era totalmente livre, sem registro.


O FastHTML foi encerrado oficialmente em 2013. O site foi mantido até o começo de 2019 como histórico e para os poucos usuários ainda usando as versões anteriores.


O renascimento após a pandemia

Com o fim da pandemia da Covid-19, me deu vontade de retomar o projeto. Em Junho de 2022 resolvi que iria começar a fazer o FastHTML 6, agora em Microsoft Visual Basic .NET. Eu estava afastado há muitos anos da programação "desktop", só focado em criação de sites em PHP. Além disso, eu mesmo ainda permanecia usando, por todos estes anos, o FastHTML 5.1, que já estava muito defasado, ainda no HTML 4. Era hora de renascer das cinzas, criar do zero com suporte a HTML 5 e novas tecnologias.

Eu sabia que o desenvolvimento iria demorar, afinal, além de dono de empresa, eu permanecia sempre muito atarefado. A versão 6.0 começou a ser desenvolvida em Julho de 2022, onde preparei toda a interface, ainda mantendo o conceito das versões anteriores. Durante meus estudos de .NET, fui melhorando aos poucos e adaptando as tecnologias que foram sendo lançadas. Com as mudanças, a versão 6.1 começou a ser feita. Mais mudanças e a versão 6.2 surgiu em Dezembro de 2022. Com o novo .NET Core 8, a versão 6.3 trouxe algumas melhorias em Outubro de 2023. Mas percebi que tinham algumas coisas que me incomodavam, então resolvi corrigir todas, iniciando a então versão 6.4 em Novembro de 2023. Todas estas ainda foram feitas internamente, sem divulgação ao público.

Depois de muito trabalho e testes, percebi que a versão 6.4 já estava suficiente madura para ser publicada, em Março de 2024. Sei que, depois de tantos anos, o público é muito menor, e que a maioria dos webdesigners novos muitas vezes nem sabem HTML, só usando ferramentas pré-prontas, frameworks e IA. Mas esse é meu tributo aos amantes do HTML, que ainda sentem o prazer de produzir tudo sob medida e aceitar os desafios da linguagem (como a velha piada de "como centralizar verticalmente em um DIV").

Dedico o novo FastHTML aos amantes "raiz" do HTML! Porque "nutella" boa mesmo é o creme de avelã.

Tela