História


Download


Telas


Registro


Dicas


Diversos


Contato



  História

Domingo, 23 de Julho de 2017  

Links Rápidos

Página Principal
Faça o download
Dicas de HTML


Hospedado por
InWeb Internet

Você com certeza, navegando pela Internet, já teve curiosidade de saber como são feitas as páginas da Web, que cada vez mais possuem recursos avançados, principalmente na área de multimídia. Se você pesquisou um pouco, descobriu que existe uma linguagem chamada HTML (abreviatura de Hyper Text Markup Language) que é a responsável pelo layout das páginas. Por mais avançada que uma página seja, sua base sempre virá desta linguagem.

A linguagem HTML é composta por uma série de comandos que, quando utilizados de forma correta, permitem mostrar uma informação na tela, integrando características de formatação de fontes (isto é, fontes diferentes, cores e tamanhos) e imagens (fotos e imagens animadas), extendendo-se até a multimídia (animações, vídeo em tempo real, sons, música e interatividade).

Em geral, a linguagem HTML não é difícil quando começamos a aprender seus comandos desde o início, passo à passo. Todas as páginas possuem uma série de comandos básicos, responsáveis pelo layout geral. Daí pra frente, entram os comandos referentes aos textos e imagens. E basicamente todas as páginas estão resumidas a isto. O que faz uma boa página é uma boa organização no que se refere à programação dos comandos HTML e, principalmente, a criatividade do autor.

Mas você talvez não esteja interessado em aprender HTML, e sim, pura e simplesmente desenvolver suas páginas de forma visual. Existe saída? Sim, existe. Programas como o Microsoft Front Page e o Macromedia Dreamweaver permitem que você crie suas páginas sem saber nada de HTML. Isso possui desvantagens? Sim, e não são poucas. Como, na essência, estes programas passam o que você fez visualmente para HTML, o código gerado no final é muitas vezes maior que um código programado manualmente, o que gera atraso no carregamento das páginas. Mesmo com as versões mais atuais dos programas e otimizações, ainda estão bem longe da perfeição. Além disto, como estes programas são "fechados", não existindo a capacidade de "pensar por você", na maioria das vezes o resultado final não sai da maneira que você desejou: sempre haverá algum detalhe que poderia ter ficado melhor. Por estes motivos, se você realmente deseja fazer páginas bonitas e realmente profissionais, é inevitável que você aprenda HTML aos poucos. Em pouco tempo, você perceberá que tomou a atitude correta.

A melhor maneira de aprender esta linguagem, é comprar um livro com instruções básicas (ou até mesmo ler um tutorial na Internet). Sabendo o básico, a melhor maneira de aprimorar seus conhecimentos é ver o código fonte das páginas que você considera atrativas. Todos os navegadores permitem que você veja o código HTML de todas as páginas de um site. Neste ponto, na maioria das vezes e por já ter experiência com o básico, você será capaz de interpretar os comandos e fazer algo semelhante ou até melhor.

Com o tempo, você verá que existem dezenas de comandos HTML, cada um com sua sintaxe própria. Pois bem, chegamos a um ponto interessante: você já está perito em HTML mas sente dificuldade em relembrar todos os comandos que você aprendeu ao longo de seus estudos. Solução? Sim: FastHTML. Ele foi criado com esta finalidade. O FastHTML permite que você edite seus sites em HTML sem ter que lembrar das sintaxes dos comandos. Isto porque você irá preencher parâmetros necessários para a criação de um comando (conhecido como tag) e o FastHTML irá escrevê-lo para você. Pronto: agora você tem a ferramenta ideal para trabalhar em suas páginas, bastando utilizar seu conhecimentos da estrutura da linguagem e utilizar o FastHTML para escrever os comandos. Você verá que fazer uma página, ou mesmo um site completo, ficará muito mais fácil com o FastHTML. Então, una o útil ao agradável.


O FastHTML é um programa totalmente gratuito que permite você editar suas páginas para a Internet de modo muito mais fácil, bastando conhecer apenas a estrutura da linguagem. Com ele, você irá criar seus comandos apenas preenchendo os parâmetros requeridos por cada um.

O FastHTML integra a maioria dos comandos da linguagem HTML, dando suporte à textos, imagens, links, listas, tabelas, formulários, frames, etc. Apenas alguns passos são necessários para montar sua tag. Além disso, com teclas de atalho de fácil memorização, você diminui o tempo necessário para criar sua página. Basta fazer um teste: veja quanto tempo você economiza para criar uma página pelo FastHTML ao invés de usar um editor de texto normal, como o Notepad (Bloco de Notas) do Windows.

Com vários recursos de configuração, você pode salvar seu projeto e alternar para seu navegador e ver as alterações de imediato. Você verá que é muito melhor gastar seu tempo criando mais e mais páginas HTML do que digitar cada comando, um por um, e todos os seus parâmetros.




® 1996 - 2017 FastHTML.com.br 
Desenvolvido por Rogério Vitiello