História


Download


Telas


Registro


Dicas


Diversos


Contato



  Dicas

Terça-feira, 21 de Novembro de 2017  

Links Rápidos

Página Principal
Faça o download


Hospedado por
InWeb Internet

NOTA: as dicas abaixo são bastante antigas e não são muito mais utilizadas atualmente. Há métodos mais modernos de espaçamentos e organização de elementos.


Tabelas são muito precisas e úteis

Para quem está começando a programar em HTML, criar tabelas e organizá-las no código, e principalmente "mentalizar" a organização das mesmas é algo extremamente complicado. Mas saiba que é questão de prática mesmo. Quando você começa a perceber o poder do uso de tabelas e a precisão "ponto a ponto" que elas possuem, começa a criar layouts bem mais precisos e modernos. Muitos sites que se utilizam de gráficos grandes e pesados, dividem as imagens grandes em diversas pequenas e juntam-as através de tabelas invisíveis. Quer um exemplo prático? Olhe agora para esta página e imagine quantas imagens existem. Resposta: fora o banner, somente 4, duas são o degradê do topo e base, uma é a imagem do FastHTML Now e outra é o título fasthtml.com.br. E o resto? Tudo tabelas! O menu, a barra de data, o centro, linhas divisórias, etc. Como as tabelas tratam ponto a ponto os elementos e permitem trabalhar com cores, imagens e texto dentro, você ganha uma ferramenta muito poderosa.


1pix.gif: crie precisões com uma única imagem

Pois bem, muitas vezes você precisará empurrar um objeto um pouquinho para o lado ou então expandir um espaço na tela, etc. Você poderia fazer isto com uma tabela totalmente vazia, mas existe um truque mais interessante: expandir uma imagem transparente. Sim, uma imagem de apenas 1 pixel de largura por 1 pixel de altura, em formato GIF com atributo transparente, coisa que qualquer programa de imagem consegue fazer. Utilize um programa e crie um GIF transparente de 1x1 e salve-o com o nome de 1pix.gif. Teremos um arquivo de apenas 43 bytes que aliado ao comando IMG SRC com width e height qualquer, cria uma "caixa transaparente", um objeto que pode ser usado para empurrar objetos, criar linhas, espaçamentos, ou seja, qualquer coisa que você precise com uma precisão com base em pixel.

= caixa 9x9 criada com o arquivo 1pix.gif junto a uma tag IMG.




® 1996 - 2017 FastHTML.com.br 
Desenvolvido por Rogério Vitiello